Carnaval de Torres Vedras

Concelho de Mafra

Mafra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa, com cerca de 17 986 habitantes (2011).

É sede de um município com 291,66 km² de área e 76 685 habitantes (2011), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Torres Vedras, a nordeste por Sobral de Monte Agraço, a leste por Arruda dos Vinhos, a sueste por Loures, a sul por Sintra e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

Mafra é famosa pelo seu palácio-convento, mandado construir por D. João V no século XVIII e que constitui a mais grandiosa obra do barroco português.

Vestígios arqueológicos sugerem que o povoado hoje denominado por Mafra foi habitado pelo menos desde o Neolítico. A origem do termo Mafra continua envolta em mistério, sabendo-se apenas que evoluiu de Mafara (1189), Malfora (1201) e Mafora (1288).

Alguns autores encontraram na sua origem o arquétipo turânico Mahara, a grande Ara, vestígio de um culto de fecundidade feminina outrora existente no aro da vila. Outros, radicaram o nome no árabe Mahfara, a cova, na presunção de que a povoação se encontrava implantada numa cova, facto desmentido pelo reconhecido arabista David Lopes. A vila está, isso sim, situada numa colina, cercada por dois vales onde correm as ribeiras conhecidas por Rio Gordo e Rio dos Couros.

Certo também é que Mafra foi uma vila fortificada, podendo ainda hoje encontrar-se, na Rua das Tecedeiras, um pouco da muralha que a cercava.

 

O Diretório

GuiaPt é um diretório profissional de locais a visitar, entidades, empresas, produtos e serviços do concelho e região Oeste de Portugal.
Concelhos de Torres Vedras, Alenquer, Mafra, Arruda Vinhos, Sobral Monte Agraço, Cadaval, Lourinhã, Peniche, Bombarral, Óbidos, Caldas Rainha, Alcobaça e Nazaré.
Norte de Lisboa e sul de Leiria - Portugal.

Os Nossos Parceiros

© 2019 GuiaPt. All Rights Reserved. Supported By GuiaPt

Search